Programação

Com espetáculos, mediação artística em escolas e cursos para artistas, companhia realiza ´Dançurbana em Casa´

14/05/2022
Compartilhe:
|

De maio até setembro, a Cia Dançurbana abre as portas com o projeto ´Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais´. A companhia abre a sua casa para crianças, jovens e adultos, com apresentações de espetáculos de seu repertório (parte deles com audiodescrição), cursos de aperfeiçoamento para os seus artistas e artistas da comunidade e, ações de formação em seis escolas da capital, por meio de oficina de mediação artística. A primeira ação será uma contrapartida social, um curso para profissionais da área da dança, com o tema ´Dança e Acessibilidade´, neste sábado (14), às 9 horas, no Moinho Cultural em Corumbá. Este projeto é realizado com o patrocínio do Instituto Cultural VALE e do Comper, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O projeto ´Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais´ está diretamente relacionado as ações que a companhia realiza frequentemente, visando manter, aprimorar e ampliar a sua atuação, além de promover o acesso aos bens culturais e a inclusão sociocultural para deficientes visuais por meio de apresentações de espetáculos com audiodescrição e da criação de mais um roteiro áudio descritivo para um espetáculo de dança do seu repertório. A Cia Dançurbana foi a primeira companhia de dança de MS a apresentar um espetáculo para pessoas com deficiência visual no Estado; é pioneira tanto em tradução em libras quanto em audiodescrição.

“Com este projeto nosso propósito é conseguir difundir, cada vez mais, os nossos espetáculos (para todos os públicos!), levar a dança para crianças e jovens nas escolas e capacitar a nossa equipe (artistas e gestores) e nossos colegas artistas, por meio de cursos de aperfeiçoamento. Vamos abrir as portas da nossa casa para a comunidade conhecer e apreciar nossos espetáculos e para aprender conosco”, destaca Marcos Mattos, diretor da Cia Dançurbana.

 

Casa aberta com espetáculos para todos os públicos!

 

Ao todo o projeto contará com 12 apresentações de espetáculos do repertório da Cia Dançurbana. Serão apresentados os espetáculos ´K-ZUU´ (para crianças entre 0 e 7 anos), ´R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória´ (crianças entre 7 e 14 anos)  e ´Poracê – O outro de nós´ (classificação livre), além dos solos ´Talvez seja isso´ (para maiores de 12 anos) e ´Nu(m) corpo só´ (para maiores de 16 anos), em escolas e na Casa de Ensaio; sendo quatro apresentações com audiodescrição.

 

De portas abertas para o conhecimento!

 

Serão seis ações de formação/oficina de mediação artística para alunos em seis escolas municipais, sendo 36 horas de atividades em cada escola. E, ao final das oficinas, os alunos terão a oportunidade de apreciar um espetáculo de dança. Já para os artistas e gestores da companhia e da comunidade serão oferecidos três cursos de aperfeiçoamento artístico, com 20 horas cada: curso de metodologia do ensino das danças urbanas, curso de figurino e curso de improvisação e criação em dança. Também será criado mais um roteiro áudio descritivo de um espetáculo de dança do repertório da companhia.

“E como contrapartida social vamos realizar o curso `Dança e Acessibilidade´ no próximo sábado (14), em Corumbá, para contar sobre a nossa experiência, sobre como a gente vem desenvolvendo e se aproximando desse lugar, de pensar uma dança acessível para todos”, completa Marcos Mattos.

Em maio, além do curso `Dança e Acessibilidade´ no próximo sábado (14), em Corumbá, o projeto traz uma apresentação do espetáculo ´R.U.I.A´ com audiodescrição no dia 20, às 16 horas, na Casa de Ensaio. Em julho, nos dias 01 e 02, às 19h30, na Casa de Ensaio, a programação traz a apresentação do solo ´Talvez Seja Isso´ com Jack Mourão; no dia 01 o espetáculo será com audiodescrição. Acompanhe as próximas ações do projeto ´Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais´ pelas redes sociais da companhia: Fanpage e Instagram. Mais informações em www.dancurbana.com.br/.


Foto: Divulgação

Peça sua Música
Obrigado por participar! =)
Tag3 - Desenvolvimento Digital