Programação

E-book criado na pandemia reúne poetas de 20 estados do país

12/04/2021
Compartilhe:
|

Nesta segunda-feira (12), às 20 horas (pelo horário de Brasília), o poeta campo-grandense Febraro de Oliveira fará o lançamento do e-book “Há Quarenta e Seis Pés”, escrito por 23 poetas de 20 estados brasileiros. A obra é resultado do curso virtual de criação literária ´Abrindo brechas no cotidiano: deixar o poema fruir´, que ocorreu de 14 de fevereiro a 28 de março. Este projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Conforme o poeta, o livro é influência do encontro remoto entre estes diversos poetas de estados diferentes, escrevendo ao mesmo tempo, promovendo um intercâmbio cultural e geográfico na escrita: “Um livro de poesia contemporânea brasileira feito a muitas mãos, 23 poetas, por isso o nome do livro é “Há Quarenta e Seis Pés”. Criado neste período de pandemia, produzimos durante dois meses e cada poeta tem cerca de 10 páginas com textos que surgiram por meio de uma curadoria com exercícios e provocações durante os 16 encontros que realizei. O resultado foi surpreendente com uma qualidade técnica muito aprofundada e textos que abordam o atual momento sem esquecer o passado”.

Febraro está realizando desde 01 de abril uma série de lives em seu Instagram, com os integrantes do e-book para discutir o caminho da palavra em 40 dedos. Essas lives aconteceram até 07 de abril. Nesta segunda (12) será realizada a live/performance de lançamento do e-book, com as artistas da dança Ariane Nogueira e Jackeline Mourão, ao lado de Febraro, fazendo uma apresentação a partir dos poemas da obra. “É um momento muito simbólico e que me emociona, pois em meio a uma pandemia, artistas de 20 estados se uniram para produzir uma obra, fazer arte, e criar também uma rede de afeto e apoio”, comenta o poeta.

O livro foi ilustrado por Kim Matos e a sua criação também foi coletiva, tendo contato direto com os participantes por meio dos encontros virtuais. Sendo que as referências, tanto dos textos quanto das ilustrações, partiram de outras linguagens como a dança, o teatro, as artes visuais, a performance e o cinema como gatilhos provocadores da escrita. Havendo momentos intensos de leitura, releitura, pesquisa e encontro.

Peça sua Música
Obrigado por participar! =)
Tag3 - Desenvolvimento Digital