Programação

Participantes do Moinho Cultural e do Programa Vale Música gravam com Nova Orquestra, Di Ferrero e Roberta Campos

15/09/2021
Compartilhe:
|


A Nova Orquestra, projeto pioneiro da Agência Olga para promover e democratizar a música de concerto, se une ao Programa Vale Música para a primeira edição do “Encontros Nova Orquestra”. A série vai reunir grandes artistas da nova geração da música brasileira a jovens estudantes de música para um intercâmbio sonoro. Di Ferrero e Roberta Campos são os nomes escolhidos para a primeira edição do projeto, que resultou em dois videoclipes. O primeiro será lançado nesta quarta-feira (15), às 16h, e o segundo no dia 29 de setembro, no YouTube da orquestra.

O projeto visa incentivar a nova geração de músicos e arranjadores, em um período delicado para o setor cultural, com menos ensaios e apresentações presenciais nos teatros. Também se propõe a mostrar a versatilidade das orquestras, aproximando o público em geral dos concertos. "Acreditamos no poder da música, nos seus mais diversos estilos e expressões. Unir o clássico com o pop é mostrar que todos estamos juntos pela arte. O projeto Encontros - Edição Vale Música é o começo de uma história que promete fazer ainda muito barulho por todo o Brasil", comemora Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga.

Quatro participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá (MS), estão entre os 15 jovens do Programa Vale Música selecionados para o projeto Encontros: Melissa Lazo e Roque Junior Rosa tocando violino, Luiz Phillipe Avelaneda na viola e Valério dos Reis com o violoncelo. As gravações da série foram individuais e à distância com os músicos e os cantores, interpretando as canções “Sentença” (Di Ferrero) e “Minha Felicidade” (Roberta Campos), com arranjos inéditos de Ágatha Lima.

“Tocar com orquestra é uma experiência que transcende. Eu sempre quis morar dentro de uma canção e junto da orquestra eu chego muito perto dessa sensação. Foi maravilhoso receber o convite do Vale Música, ter a Nova Orquestra tocando junto comigo e ainda uma canção de minha autoria. Me encheu o coração de alegria, estou ansiosa para ver o resultado final”, comenta Roberta.

Antes das gravações, Di Ferrero e Roberta Campos bateram um papo virtual com os jovens sobre carreira musical, dicas e histórias da estrada, compartilhando suas experiências e colaborando com o desenvolvimento profissional de todos. Para Melissa Lazo, as parcerias realizadas pelo Instituto Cultural Vale abrem oportunidades dentro do meio artístico. “Elas nos permitem não apenas fazer o que amamos, mas também termos experiências como essa, que de alguma outra forma seriam improváveis”, destaca a violinista.

O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale para formação musical de crianças e adolescentes nos estados de Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Pará, por meio de uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem. “Ampliar os horizontes às crianças e adolescentes através da vivência musical e proporcionar novas experiências são alguns dos objetivos do programa”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.


Foto: Divulgação

Peça sua Música
Obrigado por participar! =)
Tag3 - Desenvolvimento Digital