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02/08/2012 | 09h:27

A Consultoria de Marketing e o sucesso da empresa

A consultoria de marketing guia o empreendedor no caminho do autoconhecimento de seu negócio. Juntamente com o CONSULTOR, o empreendedor, irá pesquisar e levantar uma série de informações buscando subsídios para o desenvolvimento de ações eficazes de marketing. 

Primeiramente, marketing segundo muitos autores é conceituado de diversas formas, são muitas visões da sua real aplicabilidade, todavia, o marketing, de forma bem simples, como a ação de administrar um produto ou um serviço de forma a torná-lo desejável, conhecido e acessível a um público específico. Entendendo isso, percebemos que de certa forma todo o negócio, ainda que inconscientemente, faz marketing, porém dificilmente uma empresa está sem concorrência, ainda que indiretamente. Desta forma, fica claro que quanto mais eficazes são suas ações de marketing maior a possibilidade de se destacar e consequentemente de obter sucesso.

O erro mais comum é não buscar profissionais especializados e não dar a atenção necessária ao investimento em comunicação. Um dos pontos mais importantes do negócio de qualquer empresa é justamente comunicar-se com seu público-alvo. Muitas vezes, acreditando ser um processo fácil de realizar, fazem de forma amadora e não atingem resultados expressivos, aí então o empresário perde a credibilidade na força da publicidade e propaganda, bem como da comunicação de forma geral. Assim, BUSQUEsempre um profissional qualificado para cada área, ele poderá guiar qual o melhor caminho. Planejar e investir em comunicação sempre gera resultados, mas é preciso saber o que esperar desses.

Cada negócio possui suas particularidades, assim não existe um kit de ferramentas que atenderia a todos. Mas, o mais importante para que se possa começar a perseguir os objetivos de marketing é pensar no composto mercadológico que foi inicialmente pensado por Jerome McCarthy, são os famosos "quatro p`s":

1) Produto - pensar, conhecer, desenvolver, criar etc... Perceba que o produto aqui é na verdade aquilo que você irá vender por tanto desde o processo de concepção até a efetiva disponibilização para o consumidor vem de um conjunto de ações de marketing que quanto mais bem pensadas melhor o resultado.

2) Preço - um produto tem seu custo, mas custo não é igual a valor. Assim toda estratégia de formação de preço é também uma estratégia de marketing, tenha consigo que preço aqui é o mesmo que agregar ou subtrair valor do produto.

3) Praça ou Ponto de Venda - aqui estamos falando de algo muito amplo, a praça é simbolicamente o mercado, é aqui que a empresa estudará desde a disponibilização até a distribuição do produto, do seu público consumidor (público-alvo) até os seus concorrentes.

4) Promoção - esta por fim é a hora de divulgar o produto, usar todas as ferramentas de comunicação, contratar uma boa agência de propaganda para otimizar suas verbas e atingir de forma mais assertiva o seu público-alvo.

Outros estudos ainda acrescentam um quinto "P" que seriam as Pessoas ou Público-alvo que no conceito anterior está junto com a Praça.

O mercado é competitivo em todas as áreas, a identidade visual de uma empresa é a primeira impressão que ela quer passar ao seu cliente potencial, cuidar disso com profissionalismo é se preocupar em transmitir uma boa imagem para seus clientes atuais ou futuros. Fazer um bom marketing é entender, primeiramente, que sem diferencial não é possível destacar-se na multidão, assim cuidar da imagem e fazer a sua empresa no mínimo focar nas atitudes de marketing são ações fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

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