MÍDIA > NOTÍCIAS > ´Um Passeio com Manoel´: Fundação Manoel de Barros lança ´5º Concurso de Redação´
27/05/2021 | 05h:14

´Um Passeio com Manoel´: Fundação Manoel de Barros lança ´5º Concurso de Redação´

Premiação garante bolsa de estudo em universidade particular para os três primeiros colocados.
Desc Foto

Já dizia Manoel de Barros no poema ´O Apanhador de Desperdícios´: ´Uso a palavra para compor meus silêncios´. Com o ´5º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´, a Fundação Manoel de Barros convida estudantes do último ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino a usarem suas palavras para compor redações, inspirados nas obras e linguagem do nosso eterno poeta pantaneiro, aquele que foi ´aparelhado para gostar de passarinhos´. O Concurso conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), da Uniderp e da Companhia das Letras e, foi lançado nesta quinta-feira (27).

Além de incentivar o conhecimento acerca da obra de Manoel de Barros, o Concurso busca estimular o interesse à prática da escrita com intuito de desenvolver habilidades de redigir e promover o interesse pela leitura dos estudantes. A iniciativa é voltada para alunos matriculados nas escolas públicas de Campo Grande, Dourados, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos.

“Com a premiação e com a forma como o Concurso é realizado, nós mostramos para o jovem que ele é capaz, ele concorre com 4, 5 mil jovens, depois selecionamos as 40 melhores redações. Então, o jovem percebe que ele é capaz de realizar seus sonhos e, um dos seus sonhos, pode ser o Ensino Superior. Vamos premiar os três primeiros colocados com bolsas de estudo na Uniderp, dando a oportunidade para o jovem ingressar no Ensino Superior e realmente ter a sua vida transformada pela Educação”, destaca Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.  

Os estudantes classificados do 1º ao 3º lugar receberão bolsas de estudos na modalidade presencial na Uniderp, sendo bolsa de 100% para o primeiro colocado, 70% para o segundo e 50% para o terceiro. Os vencedores poderão escolher entre os cursos de graduação conforme o regulamento do Concurso, entre as opções estão: Direito, Engenharia Civil, Agronomia, Enfermagem, Administração, Ciência da Computação, Educação Física, entre outros.

Um ´passeio´ pelas obras de Manoel de Barros

Os participantes irão produzir um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Dentro do objetivo do ´5º Concurso de Redação - Um Passeio com Manoel´, será solicitado a produção do texto com possível viés temático diante de um dos poemas do poeta Manoel de Barros, ´O Apanhador de Desperdícios´, do livro Memórias Inventadas, dentre outros textos que farão parte da coletânea da prova. Os estudantes serão estimulados a fazer um verdadeiro ´passeio´ pelas obras do poeta.

Um ´passeio´ com destino à premiação

A prova será realizada entre os dias 16 e 31 de agosto nas escolas estaduais participantes. Entre 15 de setembro e 08 de outubro, a Comissão Organizadora da Fundação Manoel de Barros corrigirá as redações e selecionará as 40 melhores. Ainda dentro desse período, a Comissão Julgadora (formada por professores graduados em Letras e representantes da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e da Secretaria de Estado de Educação), selecionará entre as 40 redações, as 10 melhores. A premiação está prevista para 20 de outubro de 2021, na Fundação Manoel de Barros, com a participação dos 40 alunos autores selecionados.

Mais informações sobre o ´5º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´ pelo telefone (67) 3384-8042.

Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atualmente atua com patrocínio da Águas Guariroba, Comper, Uniderp e Vale e, conta com parceiros como: Conselho Municipal do Idoso, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho. Mais informações em www.fmb.org.br/, Facebook, Instagram ou pelo telefone (67) 3384-8042.

UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.uniderp.br/ e https://blog.uniderp.com.br/category/noticias/

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Manoel de Barros.

 

Tag3 - Desenvolvimento Digital Elfo Marketing