Pesquisa realizada pela Fecomércio MS e Instituto Fecomércio - integrantes do Sistema Fecomércio MS - em parceria com Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros - aponta que a economia de MS irá receber R$ 136 milhões de reais com as vendas de produtos e serviços para o período do Dia dos Namorados. O levantamento foi realizado em onze cidades (de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas) que, juntas, representam 62% do PIB estadual.
De acordo com a pesquisa, o sul-mato-grossense pretende gastar uma média de R$ 168,00 por presente, valor 71,4 % acima do registrado no ano passado quando o valor médio gasto por presente foi de R$ 98,00. Para o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, ao aumento do valor é esperado, já que "pode ser explicado pela melhoria na renda como consequência da ampliação dos postos de trabalho e da diminuição das taxas de juro, já percebida pelo consumidor". Os presentes - Segundo os entrevistados, os presentes que serão comprados são roupas (16%), PERFUMES (14%), calçados (8%), chocolates (8%) e flores (8%), presentes típicos desta data. Ao serem questionados sobre o que querem receber de presente, os entrevistados sugeriram produtos semelhantes: perfume (14%), roupas (12%), calçados (9%), entre as suas principais escolhas. Forma de pagamento e decisão de compra - A pesquisa indica que quase 74% dos consumidores vão comprar um presente e, desses, 60% pretendem pagar à vista. "Para ao empresário, a notícia não poderia ser melhor já que esse ato diminuiu o risco de inadimplência", afirma Edison Araújo. A intenção também demonstra que, mesmo com maior renda, os consumidores não querem ampliar o endividamento, sugerindo que "estão cada vez mais conscientes da sua administração FINANCEIRA pessoal". Local onde irão comemorar o Dia dos Namorados - Ainda segundo a pesquisa, os consumidores vão comemorar este dia em casa (41% ). Para o diretor superintendente do IFMS, Thales de Souza Campos, essa preferência indica que o comércio varejista dos supermercados, conveniências, lojas de bebidas e afins, também será contemplado. A comemoração em restaurantes será feita por 20% dos entrevistados; 8% irão para bares e boates e 6% em motéis. A casa dos pais é a opção de local para 8% dos consumidores, mesmo percentual dos que pretendem ir ao cinema (8%). O levantamento foi realizado em onze cidades (Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas) que, juntas, representam 62% do PIB de Mato Grosso do Sul. Outra percepção do consumidor mostrada pela pesquisa é sobre o que será decisivo na escolha do presente: mais de 16% dos consumidores querem descontos no preço; 14% vão em busca de promoção e 11% na forma de pagamento. "É uma consequência de ir comprar e pagar à vista, em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito, pois eles precisam perceber que há um desconto do preço do seu presente", afirma o pesquisador da Anhanguera-Uniderp, José Francisco dos Reis Neto. SORTEIOS, prêmios ou brindes atraem apenas 5% destes consumidores que irão comprar. |
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