Pesquisa de intenção de compras da Fecomércio MS revela que o comércio de Mato Grosso do Sul irá receber um aporte de R$ 147,34 milhões para o Dia das Crianças este ano. O levantamento, realizado em parceria com Sebrae MS, Universidade Uniderp e Fundação Manoel de Barros, aponta ainda que o valor médio por presente será de R$ 132,00 e que 70% dos consumidores irão às compras.
No ano passado, a pesquisa estimou que 81% dos consumidores iriam às compras fazendo circular R$ 167,43 milhões em presentes para comemorar a data. O gasto médio por presente era quase igual: R$ 130,00.
Entre os municípios que tiveram maior queda percentual está Chapadão do Sul. Em 2014, a data comemorativa movimentou R$ 1,22 milhão e para este ano a expectativa é R$ 870 mil, uma redução de 29%. Chapadão do Sul também registra outra variante: o percentual de pessoas que afirmam comprar dois presentes é o maior entre as treze cidades pesquisadas.
Em contrapartida ao cenário de retração, o município de Naviraí é o único que registra um aumento no volume de vendas: R$ 2,35 milhões. No ano passado, o valor registrado era de R$ 2,17 milhões. Um aumento de 8%.
Em Nova Andradina, a pesquisa revelou o comportamento do consumidor, que este ano está dividido entre comprar presentes úteis como roupas (36%) ou brinquedos (35% ).
Na cidade de Campo Grande, uma tendência dos consumidores será a preferência pelo cartão de crédito à prazo (44%) e 68% afirmam que vão parcelar em até três vezes.
Em todo Estado, a modalidade à vista será a preferida dos compradores, com uso do dinheiro, cartão de débito ou cheque (50%). 6% vão optar pelo pagamento com cartão de crédito. Nos pagamentos a prazo, a escolha por cartão de crédito é de 25% dos entrevistados, carnê da loja ou cheque pré-datado serão a opção de 10% e 11% vão usar outras formas de pagamento, como boletos bancários e carnês.
A pesquisa – A pesquisa foi realizada em 13 cidades de MS ( Aparecida do Taboado, Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Ladário, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, São Gabriel d´Oeste e Três Lagoas). Ao todo, 2000 consumidores foram entrevistados no período de 10 a 15 de setembro.