A Prefeitura de Campo Grande, a Fundação Municipal de Cultura e Fundação Manoel de Barros apoiam a realização do Projeto Curto-Circuito em Campo Grande. Este é um projeto inédito de residências artísticas, que tem como objetivo interligar diferentes experiências na área da dança, realizadas em diversas localidades do país.
O projeto de residências artísticas Curto Circuito é gratuito, promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville e o Itaú Cultural, será realizado em Campo Grande no período de 21 de novembro a 14 de dezembro, tendo como artista residente Caio Nunes, que é coreógrafo da TV Globo, com atuação em diversas novelas, programas e séries de televisão; e também assina a coreografia de espetáculos como O perfume de Madona, Aida e Shrek; e de filmes como Os Normais e Se eu Fosse Você.
No Carnaval Carioca coreografou comissões de frente para as Escolas de Samba Vila Isabel, Grande Rio, Salgueiro e São Clemente. É também presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro, professor e jurado no Festival de Dança de Joinville.
A proposta de Caio para esta residência é desenvolver a criação coreográfica no gênero Jazz por meio da improvisação, da criatividade, da intuição corporal e da musicalidade; e da utilização de três diferentes linhas de processos de criação em dança – Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete), Abecedário do Corpo e processo Bauschiano (Pina Bausch) – com um olhar voltado ao Jazz.
A residência tem 20 vagas e é destinada a professores e alunos da área de dança, interessados em aprofundar o processo de criação coreográfica. Para participar é preciso ter experiência em dança, interesse e talento para o processo de criação coreográfica e ser maior de 18 anos. Os encontros serão realizados em três finais de semana entre novembro e dezembro de 2014 (21, 22 e 23 de novembro; 5, 6 e 7 de dezembro e 12, 13 e 14 de dezembro), num total de 60 horas de atividades teóricas e práticas.
O Curto-Circuito Campo Grande conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC) e Fundação Manoel de Barros, instituição que vai sediar as aulas que integram a residência. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site www.festivaldedanca.com.br, até o dia 20 de novembro de 2014.
Para a Presidente da Fundac, Juliana Zorzo, ser parceiro de um projeto dessa magnitude, significa fomentar o desenvolvimento da cultura e das artes incentivando sua produção e criação, proporcionando ao artista a oportunidade de enriquecimento profissional ao reconhecer a importância da dança como um todo inseparável do contexto universal do próprio ser humano.
Segundo Marcos Henrique, coordenador da FMB, “A Fundação Manoel de Barros possui em suas finalidades promover a arte e a cultura, pois acreditamos que tais atividades tem a força de transformar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A FMB está satisfeita pelo convite de parceria que promoverá o desenvolvimento de profissionais essenciais para divulgação da arte e da dança do estado de Mato Grosso do Sul."
Serviço:
O que: Residência em Processos de Criação em Dança – Curto Circuito – Campo Grande/MS
Gênero: JAZZ
Professor: Caio Nunes
Quando: 21, 22 e 23 de novembro; 5, 6 e 7 de dezembro e 12, 13 e 14 de dezembro Horários: sextas-feiras - das 14h às 22h30, sábados - das 9h às 20h, e domingos - 9h às 13h.
Local: Fundação Manoel Barros – Avenida Ceará, 119 – Bairro Miguel Couto
Carga horária total: 60 horas
Número de vagas: 20 participantes
Público alvo:
Coreógrafos, intérpretes-criadores, bailarinos, professores e pesquisadores.
Inscrições: GRATUITAS, até o dia 20 de novembro, pelo site www.festivaldedanca.com.br