A prática da caminhada é capaz de controlar, tratar e prevenir doenças que podem surgir tais como diabetes, enfermidades cardíacas, hipertensão, varizes, enfermidades respiratórias, e também propiciar ao idoso qualidade de vida oferecendo melhores noites de sono e estabilidade do peso ideal.
Pensando nisso, a Fundação Manoel de Barros idealizou o Clube da Caminhada, que realizará ações sempre na última quinta-feira de cada mês, para todas as pessoas da terceira idade que queiram participar, no Parque das Nações Indígenas a partir das 08h.
A primeira ação do Clube aconteceu no dia 27 de março e contou com a presença de cerca de 30 idosos do projeto Ativa Idade, acompanhados pelos alunos do curso de Educação Física e Enfermagem da Universidade Anhanguera-Uniderp, que os ajudaram na ginástica e também na aferição da pressão antes e após a caminhada.
Com ciência dos benefícios da prática de uma atividade física, a empresária Vera Regina Rahmeier, sempre que pode faz caminhadas. “A caminhada faz bem para minha saúde, fico mais relaxada e alegre depois. Adorei a iniciativa da FMB de criar esse Clube e colocar os alunos de Educação Física e Enfermagem para nos acompanhar, eles foram muito atenciosos conosco”.
“A FMB quer contribuir com a qualidade de vida das pessoas da terceira idade e a caminhada é um excelente meio para isso. A atividade proporciona a diminuição dos riscos de problemas cardíacos, reduz gorduras e não tem riscos de lesões já que a atividade é de intensidade baixa”, comenta o Diretor da FMB, Marcos Henrique Marques.