Para homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, a Fundação Manoel de Barros (FMB) realizou, na segunda-feira (10), uma palestra com o tema “O empreendedorismo e a Educação como Mecanismos para o Desenvolvimento da Mulher na Atualidade”. As convidadas foram as funcionárias da limpeza da Universidade Anhanguera-Uniderp e as participantes do projeto Ativa Idade. Mulheres guerreiras que cuidam da casa, dos filhos e ainda levantam de madrugada para trabalhar e, muitas ainda, vão à escola.
“Realizamos essa palestra para mostrar a elas que todas são vencedoras e que podem conquistar tudo o que desejarem. Para isso, utilizamos o empreendedorismo e a educação, duas áreas que as mulheres se destacam bastante atualmente”, comenta o Diretor da FMB, Marcos Henrique Marques.
Para ministrar a palestra foram convidadas duas mulheres com muito know-how em relação a resiliência. Elas já sofreram preconceito no mercado de trabalho, e hoje, são destaques em suas áreas profissionais. A Consultora Empresarial e Coach, Adriana Gregória, falou sobre o papel da mulher na atualidade e os vários desafios ultrapassados nos últimos anos, a empresária Leni Fernandes, proprietária das Lojas Inel Classic, Badulaque e Prata e Cia, contou sua história de superação e como se tornou uma grande empresária da moda.
“A mulher é o lastro da sociedade, são elas as responsáveis por disseminar o empreendedorismo e a educação dentro dos lares. Chegando a ter quase jornada tripla, cuidando de filhos, da casa e ainda ter que trabalhar, a mulher é vitoriosa e está aprendendo cada vez mais a superar os novos desafios”, analisa Adriana Gregório.
Acreditando no poder dos sonhos, a empresária Leni enfatizou que as mulheres tem que ter seus objetivos e focar, porque um dos segredos do sucesso é ter ousadia. “O mundo abre as portas para quem sabe aonde quer chegar”.
Funcionária no setor de limpeza da Universidade Anhanguera-Uniderp Luci Duarte revela que ficou muito emocionada com a palestra, e que agora se senti mais motivada para realizar seus objetivos. “Fiquei muito empolgada para lutar pelos meus sonhos. Elas são exemplos de que a mulher pode ter várias conquistas, só depende de nós”.