Com a finalidade de solucionar problemas sociais, o SEBRAE realizou, entre os dias 07 e 10 de outubro, a I Maratona de Negócios Sociais que selecionou seis projetos ganhadores. A iniciativa tem o apoio da Fundação Manoel de Barros, Fundect, IFMS, Rede MS e Yunus Brasil, para estimular ideias inovadoras e fazer decolar iniciativas voltadas ao empreendedorismo.
Ao todo foram 54 projetos inscritos. Destes, 37 foram selecionados e 16 estiveram na final que aconteceu na sede do SEBRAE em Campo Grande, no sábado (10). Para a escolha das ideias inovadoras houve um pitch (apresentação sucinta, com no máximo 5 minutos de duração), feito pelos idealizadores de cada projeto, explicando seus modelos de negócios para uma banca qualificada de avaliadores. Teve ainda uma palestra com Rogério Oliveira, sócio-fundador da Yunus Brasil; referência na temática no país.
Os participantes selecionados nestes quatro dias de Maratona (até duas pessoas por projeto) foram submetidos a uma jornada intensa de atividades, incluindo módulos de capacitação, consultoria de especialistas e mentoria de empreendedores sociais experientes.
Os finalistas ganharam um pacote de prêmios que inclui: cursos de empreendedorismo e gestão de negócios; consultoria para implementação dos negócios, nas áreas de marketing, vendas, finanças, operações, recursos humanos, entre outras; entrada nas fases finais de programas de incubação, aceleração ou mentoria dos parceiros. O pacote de prêmios será dividido de acordo com as necessidades e perfis de cada empreendedor.
Apoiar a fomentação de nova ideias de negócios, não apenas inovadoras ao mercado, como também de grande impacto social é a meta da Fundação Manoel de Barros, que contribuiu com a Maratona por meio de seu sistema de incubação, a INTERP-Incubadora de Empresas. “Diante das necessidades sociais e ambientais, seja no contexto nacional ou internacional, uma ideia de negócio pode obter sucesso ajudando a resolver incômodos na sociedade. Assim, independente de resultados, estar participando da Maratona é um ganho, visto que teremos boas ideias de negócios para apoiar e outras para aprimorar seu desenvolvimento”, declara a Assessora de Projetos e Monitoramento da INTERP, Sylmara Roberta Lustosa Torres.
As ideias vencedoras foram:
TURMA A
1. Taboa's Filter
2. Ecomundi
3. Ceppec
TURMA B
1. Kit Casa Conceito para Ribeirinhos
2. Petmania
3. App para aviso de vazamento