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17/03/2011 | 05h:23

Manoel de Barros é referência em projeto de leitura no Campo e na Cidade

A Fundação Manoel de Barros (FMB) promoveu na manhã de ontem (16) um ENCONTRO entre representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e alunos do curso de letras da Uniderp/Anhanguera para discutir os próximos passos do Projeto Bodoque de Palavras e Biblioteca Aberta.
Em pauta as adequações que devem ser efetivadas para que o resultado da junção seja satisfatório. Entre os objetivos estão o desenvolvimento e estímulo à leitura, ampliação do vocabulário, melhora na ortografia, entre outros.
Para que os novos acadêmicos compreendessem como funciona o Bodoque de Palavras, foi passado um vídeo documentário que relata desde o nascimento do plano, até os resultados finais através de depoimentos de professores e alunos.
Para a coordenadora do Núcleo de Divisão de Educação do Campo, Adriana Cercaroli, a produção do documentário é a mostra do empenho de todos. “Nossos resultados não seriam os mesmos se os professores não tivessem adotado o projeto como se fosse ideia deles. O sucesso se deve a união e parceria de todos que acreditam. Antes de começar a expor o projeto em sala os professores passaram por várias oficionas onde puderam estudar e compreender a obra do poeta Manoel de Barros. Hoje nós conseguimos ver a atuação e o quanto todos se envolveram para o sucesso e realização”.
Ela comentou ainda a escolha por Manoel de Barros. “As poesias dele se aproximam muito dos sentimentos humanos. Quem melhor do que ele poderia traduzir o cenário da criança no campo? Ele (Manoel) viveu isso, é o cenário de vida dele e está muito próximo ao vivido pelos estudantes do campo”.
De acordo com o diretor administrativo da FMB, Marcos Henrique Marques, a intenção é integrar o projeto que já é aplicado nas escolas rurais às escolas do urbanas. “Um dos nosso objetivos enquanto Fundação é facilitar o acesso e a divulgação do poeta Manoel de Barros. É um projeto que tem base bem fundamentada e valoriza a cultura regional”.
Segundo a professora responsável pelo projeto de extensão no curso de letras Clélia Andrade de Paula, esta é a oportunidade do acadêmico fazer a integração do que é exposto em sala de aula e praticado fora dela.
 

 

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