O Museu da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, participa da Primavera dos Museus com a Mostra de Cinema Paraguaio, que será realizada nos dias 22 e 23 de setembro, próxima quinta e sexta-feira, às 19 horas, com entrada franca.
Serão exibidos os documentários “Los Paraguayos”, com direção de Marcelo Martinessi, de 2006, com 54 minutos, rodado no Paraguai e “Cuchillo de Palo”, com direção de Renate Costa Perdono, de 2010, com uma hora e trinta e cinco minutos, rodado na Espanha.
A “10ª Primavera dos Museus” deste ano terá o tema “Museus, Memória e Economia da Cultura”. Como de costume, a edição 2016 da Primavera dos Museus acontece no início da estação homônima, quando museus brasileiros são convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a desenvolver uma programação especial em torno do tema sugerido, chamando a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre ele. O tema escolhido para este ano destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.
Os objetivos da Primavera dos Museus são promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitantes e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Os resultados já obtidos com eventos anteriores são o aumento médio de 18% ao ano da participação dos museus desde a primeira edição e o aumento de 21% ao ano no número de eventos cadastrados.
A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 eventos. Em 2014, sua 8ª edição contou com a participação de 761 museus e 2.436 atividades.
Em Mato Grosso do Sul participam 55 instituições museológicas de 25 municípios, entre eles Amambai, Aquidauana, Bela vista, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Coxim e Dourados. A abertura oficial acontece em Campo Grande no dia 20 de setembro, terça-feira, às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea, com a exibição do vídeo “Cultura e Museus nas cidades criativas”, da economista Ana Carla Fonseca; o lançamento da programação em “Homenagem ao poeta Manoel de Barros no centenário de seu nascimento”; o lançamento do Edital “Desenho Verbal da Imagem”, a apresentação Poética “O retrato do artista quando coisa”, do Grupo Teatral Casa e apresentação de Danças Urbanas com a coreografia “Terra de Ninguém”, do Armazém 67.
A programação geral dos museus participantes em MS se encontra disponível no site http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/ . Todos os eventos da 10ª Primavera dos Museus são abertos ao público e gratuitos.