A Fecomércio/MS – Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros, divulgou a pesquisa que revela que os consumidores de Campo Grande gastarão cerca de R$ 10 milhões com a compra chocolates, pescados e turismo.
Segundo o levantamento, mais de 52% da população economicamente ativa irá às compras de ovos de Páscoa (62%) ou de caixas de chocolates (20%). Pela pesquisa, grande parte das pessoas pretende gastar, em média, R$ 45,00 com chocolates. A forma de pagamento preferida será à vista, sendo que 45% pagarão em DINHEIRO e 16% com o cartão de débito. Compras de maior valor serão realizadas com o cartão de crédito (37%) e a pesquisa detecta que pagamento por meio de cheque não será expressivo, ou não deverá ocorrer, diminuindo assim o risco de inadimplência do lojista.
A pesquisa apontou ainda que o consumidor pesquisou os preços dos ovos e comparou com os do ano passado. “É importante relatar que 45% dos compradores indicam que os preços estão mais caros, 20% não perceberam alteração de preços e apenas 3% disseram que estão abaixo. No entanto, 32% dos consumidores não sabem comparar os preços, pois não se lembram de quanto custava no ano passado”, explica o vice-presidente da Fecomércio, Edison Araújo.
Com relação ao hábito de comer peixe neste período, os dados revelam que 59% dos campo-grandenses deverão consumir peixes, sendo que poderá ser este poderá ser fresco (73%) ou seco (27%). O pintado é a escolha de 25% dos consumidores, seguido do pacu (21%) e do bacalhau (20%). “Isto deverá ativar os supermercados e as lojas especializadas em peixe, movimentando o comércio antes do dia 2 de abril e proporcionando uma entrada de caixa extra no comércio local”, destacam os pesquisadores da Anhanguera-Uniderp, Celso Correia e José Francisco dos Reis Neto.
Outro ponto levantado pela pesquisa diz respeito ao sentimento e a possibilidade de viagens. “A Páscoa traz consigo um forte sentimento religioso de renascimento e reflexão, mas também de feriado, festa em família e confraternização. Mais de 54% dos consumidores julgam uma festa importante e deverão participar com as suas famílias”, revelam os pesquisadores José Franciso e Celso Correia.
A maioria das pessoas deverá permanecer em Campo Grande, mas 13% deverão viajar escolhendo as cidades do interior do Estado (39%) ou fazendas, sítios e pesqueiros (39%). Apenas 21% viajarão para fora de Mato Grosso do Sul. “Pode-se pensar que serão poucas as pessoas que viajarão e ativarão os setores de transporte, diversão e hospedagem sul-mato-grossense. Por outro lado, é um aspecto que não deve ser menosprezado, já que estes segmentos também serão beneficiados pelo feriado prolongado, ativando os seus negócios de forma direta ou indireta”, conclui o vice-presidente Edison Araújo.