Na noite da última sexta-feira (1), representantes da Fundação Manoel de Barros (FMB), Anhanguera Uniderp e Fecomercio MS viabilizaram o convênio para realizar pesquisas de opinião pública em Mato Grosso do Sul. A solenidade aconteceu no Sesc Horto e contou com a presença de empresários e autoridades.
Além de Campo Grande, as pesquisas alusivas às datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e 13º salário agora também serão feitas pela FMB nas cidades de Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana, Naviraí, Paranaíba, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste.
De acordo com o diretor administrativo da FMB, Marcos Henrique Marques a instituição vai operacionalizar as ações dos convênios. “Por meio da pesquisa vamos ter as informações necessárias para nortear as próximas ações. A FMB vai ajudar a direcionar, sugerir como mercado deve se posicionar para obter melhor resultado nas vendas”.
O pró-reitor de extensão da Anhanguera Uniderp, Ivo Busato, ressaltou a importância da pesquisa para o Estado. “Nosso objetivo é obter e oferecer informações reais por meio dos consumidores, para que eles ajudem os empresários a tomarem as decisões corretas”.
O pesquisador, José Francisco dos Reis Neto, falou sobre os hábitos de consumo. . “O comprador está mais educado economicamente. Ele esta comprando a vista, diferente de outros tempos em que fazia muitas parcelas. É um fator muito positivo economicamente”, avalia.
Ele também comentou a expectativa para este ano. “O consumidor vai continuar gastando, porém um valor mais baixo. Mas em termos econômicos isso não vai trazer prejuízos, já que temos um numero maior de pessoas gastando, comprando, consumindo”.
O evento foi finalizado com uma palestra feita pelo assessor econômico da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Bruno Pereira Fernandes que abordou “A importância da pesquisa no Planejamento Empresarial”, direcionada a empresários, economistas e demais profissionais com interesse no assunto.