Apoiar e promover o desenvolvimento social
e cultural da sociedade, esse é um dos maiores objetivos da Fundação Manoel de Barros (FMB), uma instituição voltada também para o meio ambiente e desenvolvimento científi co e tecnológico de todos os segmentos da sociedade brasileira, em especial do Estado de Mato Grosso do Sul e da Região do Pantanal. Existente há 15 anos, a FMB desenvolve vários projetos, em áreas que possibilitam à sociedade ter uma vida melhor. Como é o caso do projeto “Descobrindo Talentos”, realizado em parceria com o CURSO de Educação Física da Universidade Anhanguera- Uniderp e a Funesp (Fundação Municipal de Esporte), ele acontece todas as terças e quintas-feiras no Parque Jacques da Luz, contribuindo com a prática de esportes e uma vida saudável para as crianças e adolescentes da região das Moreninhas. Os mais de 100 jovens benefi ciados pelo projeto podem praticar esportes como natação, futsal e ginástica. Há mais de três anos, os irmãos Hendryk Leonardo, de 15 anos, e Raylan Dourado da Silva, de 13, participam das aulas de futsal do “Descobrindo Talentos”. Os garotos contam que o esporte proporcionou muitos benefícios, inclusive o estímulo para estudar. Hendryk, por exemplo, participou da 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, o que mostra que o atleta levou para a sala de aula a disciplina que aprendeu nas quadras. “No esporte aprendi a ter garra para estudar, tenho tempo para os treinos de futsal e para o estudo também. O esporte nos ensina a ter mais disciplina e respeito pelo próximo. Também evita que fiquemos nas ruas, sujeitos às drogas e a marginalidade”, comenta Hendryk. Visando o desenvolvimento cultural das novas gerações a FMB criou o projeto “Letras de Barros”, que uniu os projetos “Bodoque de Palavras”, da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e “Biblioteca Aberta”, do CURSO de Letras da Universidade Anhanguera-Uniderp, para fazer uma interação entre crianças e adolescentes da zona rural e urbana. Durante as atividades os alunos trabalham as obras do poeta Manoel de Barros por meio de peças teatrais, músicas, declamações, produções textuais e pinturas. “ O Letras de Barros amplia os objetivos do Bodoque de Palavras e do Biblioteca Aberta, porque VISA à integração do aluno da zona rural com o aluno da zona urbana, na criação de peças do poeta Manoel de Barros, discutindo a visão que cada grupo possui das obras do poeta. Lendo a mesma poesia o aluno consegue desenvolver diferentes visões e trabalhos sem perder a essência singular das obras de Manoel de Barros”, enfatiza Marcos Henrique, Diretor Administrativo da Fundação Manoel de Barros. E foi em meio às atividades do “Bodoque de Palavras” e do “Letras de Barros” que o adolescente Jonathan Gomes da Silva, de 16 anos, aluno da escola Municipal Darthesy Novaes Caminha, começou a superar as difi culdades para ler e escrever. “De uma forma divertida e diferente conheci as poesias de Manoel de Barros e elas me ajudaram a aprender mais sobre a Língua Portuguesa. É divertido aprender brincando. Hoje consigo ler e escrever sem difi culdades. Tenho mais estímulo para estudar e já penso em fazer uma faculdade”, conta animado o estudante. Assim como Jhonatan, a estudante Sthefany Paixão, 16 anos, está feliz com os resultados das atividades. Antes Sthefany, também, tinha difi culdade para estudar. “Consegui superar minhas difi culdades, agora sinto mais confi ança para ler e escrever. Durante as atividades desenvolvi o gosto pela pintura, e Manoel de Barros tornou-se meu grande inspirador”, revela Sthefany. “Penso que a leitura e a frequentação das artes desabrocha a imaginação para um mundo mais puro. Acho que uma inocência infantil nas palavras é salutar diante do mundo tão tecnocrata e impuro. Acho mais pura a palavra do poeta que é sempre inocente e pobre”, fala o poeta Manoel de Barros a respeito de suas obras ajudarem no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes. |
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