Cercada
por oliveiras e por culturas de café arábica, a Capela Santa Clara, uma das
últimas obras de Oscar Niemeyer, está localizada dentro da Fazenda Rainha, em
São Sebastião da Grama (SP), complexo que pertence à Orfeu Cafés Especiais.
Inaugurada em 2008, a igreja é um presente oferecido pelo arquiteto aos
funcionários que desejavam um lugar para rezar. Ao saber desse pedido, o mais
famoso arquiteto brasileiro e de reconhecimento mundial projetou a obra, que
viria a se tornar uma inspiração para o Microlote Especial de 2024, a ser
lançado no próximo dia 03 de abril, em São Paulo.
O
lançamento da edição especial será realizado na maior feira de artes da América
Latina, a SP Arte, que acontece no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, uma das
obras mais icônicas de Niemeyer. Durante o evento, o público poderá provar e
adquirir o microlote nas duas cafeterias Orfeu, com design em homenagem ao
arquiteto.
Microlote Edição Especial
Oscar Niemeyer
O
Microlote Edição Especial Oscar Niemeyer é uma edição limitada feita a partir
de um blend dos grãos Bourbon Amarelo e Arara produzidos em talhões próximos à
Capela Santa Clara. Nas versões em Grãos (R$ 33,50 - 250g), Torrado e Moído (R$
33,50 – 250g), Drip Coffee (R$ 39,90 – dez sachês) e Cápsulas Compatíveis
Nespresso® (R$ 33,50 – dez unidades), o Microlote faz uma mescla de grãos
torrados com precisão e suavidade, e oferece ao paladar doçura acompanhada de
uma acidez cítrica vibrante, com notas de abacaxi, amendoim e doce de leite –
complexidade digna de um Niemeyer. Para Fabio Gianetti, diretor de marketing de
Orfeu, “Mais do que uma homenagem a um dos maiores nomes da arquitetura de
todos os tempos, este lançamento é também a nossa forma de retribuir ao presente
que Niemeyer nos ofereceu.”
As
curvas, marca registrada do artista brasileiro, também se fazem presentes em
diferentes formas nas quatro embalagens exclusivas do
Microlote. Cada versão, inspirada nas construções e visão do arquiteto, exibe
contornos curvilíneos e reflete o desejo de descobrir novas formas. Pedro
Cappelleti, designer de Orfeu, conta como foi parte do processo de criação. “É
um Microlote muito especial e é claro que merecia uma embalagem à altura, um
trabalho minucioso onde foram criadas mais de 50 versões até chegar ao
resultado que gostaríamos”, explica Capeletti.
Toda
sua produção é certificada com o selo Rainforest Alliance, que se baseia nos
pilares social, econômico e ambiental que envolvem toda a cadeia. A partir de
abril, o Microlote pode ser adquirido no e-commerce da marca e em empórios de
varejo premium por todo o país.