Conexão Estilo

Sommelier dá dicas para aproveitar o frio e fazer um delicioso almoço de Páscoa harmonizado com vinhos

15/04/2022
Compartilhe:
|


Basta a temperatura cair alguns graus que o brasileiro já corre para o supermercado atrás de vinho. A bebida é a preferida para os dias de inverno, e conta com uma ampla variedade de marcas e uvas no cenário nacional. Para completar, estamos na Semana Santa, período em que as pessoas costumam comer mais peixes e frutos do mar – que são perfeitamente harmonizados com um bom vinho.

Com o avanço da vacinação e do fim das restrições da pandemia de Covid-19, mais famílias estão planejando um almoço para reunir os entes queridos, o que pode provocar um aumento de até 70% nas vendas de bacalhau nos mercados e peixarias de Campo Grande, de acordo com a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados).

“Costumo dizer que a melhor harmonização para o frio é um bom vinho”, brinca o sommelier do Supermercado Comper Jardim dos Estados, Charles Carvalho. “Como este final de semana a previsão de temperatura é de 12°C, o consumo nas adegas do Comper aumenta muito, principalmente pelos vinhos tintos”, aposta.

Para ajudar na escolha dos pratos e bebidas, o sommelier dá algumas dicas valiosas. “O bacalhau lá no ‘velho mundo’, principalmente em Portugal, é um dos pratos mais servidos, de inúmeras maneiras. Podemos servir por exemplo um bolinho de bacalhau com um espumante brut ou um demisec, ou um espumante português”, explica. Como é um prato simples, leve, a bebida precisa seguir a mesma linha.

Charles também sugere uma salada com lascas de bacalhau, que pode ser acompanhada de um vinho verde. A bebida tem esse nome pois é feita exclusivamente numa região localizada no noroeste de Portugal. Ou seja, nenhum outro lugar do mundo é capaz de produzir vinhos verdes, tamanha a importância e a especificidade geográfica do local. O resultado é um vinho rico em sabores e notas, que dão sofisticação ao prato que o acompanha.

Caso a pedida seja um bacalhau ao forno, com mais molho e estrutura, mas que não pese tanto no paladar, a harmonização ideal é feita com vinhos portugueses com uma leve passagem pela madeira, especialmente os produzidos na região do Douro. “Os vinhos de Portugal são os mais indicados para acompanhar o bacalhau por serem muito característicos e sempre relacionados no acompanhamento de pratos com peixes, azeites, chocolate, que têm tudo a ver com a Semana Santa”, complementa o sommelier.

Mas se o prato escolhido for algo mais elaborado, como o bacalhau Gomes de Sá, feito com muitos temperos, batatas, azeitonas e ovos cozidos, é melhor eleger um vinho tinto de corpo médio, tomando cuidado para que ele não se sobressaia ao bacalhau. “O vinho Casa Álvares, produzido na região do Douro pelas mãos do campo-grandense Paulo Ferreira, harmoniza perfeitamente com esse prato, sendo uma excelente opção para acompanhar o almoço”, avalia Charles.

Em suma, quanto mais elaborado o prato, mais encorpado precisa ser o vinho. Um prato leve pede vinhos brancos ou espumantes; já um com mais ingredientes combina melhor com vinhos mais estruturados. Mas, em caso de dúvidas, Charles está à disposição na adega do Comper Jardim dos Estados para tirar dúvidas e indicar os melhores rótulos. O espaço conta com mais de 750 rótulos, com variedade de marcas. Em Campo Grande, o Comper possui 11 lojas estrategicamente distribuídas pela cidade para o conforto do cliente, e todas as unidades que possuem uma linha completa de vinhos do portfólio, com um sommelier para dar dicas e orientações.


Foto: Divulgação

Peça sua Música
Obrigado por participar! =)
Tag3 - Desenvolvimento Digital