As oficinas que fazem parte do primeiro Moda Campo Grande estão a todo
vapor. O evento, que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, é fruto de um
trabalho extenso que tem como grande destaque a inclusão.
O Moda Campo Grande é uma parceria entre o IDE (Instituto de
Desenvolvimento Evangélico) que desenvolve projetos socioeducacionais e
culturais no Portal Caiobá e a MORENAH, plataforma de conteúdo de moda, beleza,
comportamento e arte de Mato Grosso do Sul. Desde o final de julho, as
participantes, que fazem parte do Projeto Princesa, gerenciado pelo IDE, estão
tendo aulas de maquiagem, customização, criação de coleção e até marketing
digital. O profissional de marketing Thallyson Perez está à frente desta
última: "As meninas aprendem a fazer o melhor uso possível das redes
sociais para divulgarem seus produtos, de maneira estratégica e utilizando
técnicas acessíveis e assertivas", explica.
As oficinas acontecem semanalmente. Ao final serão 32 horas de
capacitação, para cerca de 40 alunas. Durante esse tempo, elas criarão uma
marca de roupa sustentável, produzindo e confeccionando as peças. Essa coleção
tem direção criativa do fashion stylist Lucio Fonseca, com experiência
internacional com marcas como Louis Vuitton, em publicações de moda como Vogue,
Harper's Bazaar, Glamour, L'Officiel e GQ e, ainda, no grupo Iguatemi no
Brasil. Um dos pontos de destaque do projeto é o impacto social. Reunindo
profissionais, estudantes e interessados na moda e design Regional e tratando o
tema sustentabilidade, ele pode ajudar na geração de renda das famílias das
jovens do projeto “Princesa”, que se tornarão multiplicadoras do conhecimento
adquirido, bem como dos empreendedores individuais e coletivos. Além disso,
promove a inclusão social com a participação de adolescentes e jovens carentes
e a inovação por meio do formato, abrangência e impacto que o projeto
proporcionará; visando o fortalecimento da economia criativa na área da cultura
e turismo sul-mato-grossense.
As oficinas culminam
em um grande evento no Centro de Convenções Albano Franco, nos dias 18 e 19 de
outubro, quando a marca desenvolvida pelas meninas do Projeto Princesa será
apresentada em um desfile. Além disso, o Moda Campo Grande realizará workshops
e oficinas sobre temas variados, rodas de conversa com profissionais de
destaque no segmento e ainda desfiles com temas da fauna e flora regional, que
contarão com a participação de marcas de produtores campo-grandenses.
A cenografia da arena
do evento contará com uma Galeria de Sensações onde parceiros irão expor
tendências de consumo além de uma Instalação, onde alunos do curso de Design e
Moda irão apresentar seus trabalhos. O público contará também com um
Foodpark com restaurantes parceiros.
O evento é organizado
pelos diretores da MORENAH, a empresária Márcia Marinho, o profissional de
Marketing Thallyson Perez e o fashion stylist Lucio Fonseca. O trio tem
trabalhado em uma parceria de sucesso no mercado da moda desde 2017. O
projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura” - FMIC
2018.