Nas ruas, nas praças, nos
parques ou nas casas, as árvores fazem parte da paisagem de Campo Grande, que
exibe com orgulho as cores dos ipês, paineiras, flamboyans e das frutíferas
mangueiras e goiabeiras, entre outras. Essa arborização não apenas embeleza a
cidade e colabora para o meio ambiente, como rendeu à Cidade Morena, em 2025, o
título de "Tree City of the World" (Cidade Árvore do Mundo), sendo a
única do Brasil a receber o reconhecimento por seis anos consecutivos.
No próximo domingo (21) é
celebrado o Dia da Árvore e, consciente de sua jornada por um futuro mais
sustentável e responsável, a ALLOS operadora do Shopping Campo Grande, promove
na sexta-feira (19) uma campanha especial para comemorar a data.
Durante o dia, serão
distribuídas gratuitamente 300 unidades de adubo orgânico produzido com
resíduos de consumo do Shopping, além de sementes de árvores nativas, como
chichá, graviola, girassol, jatobá, amendoeira do cerrado, manduvi, pata de
vaca, sete cascas e claro, os amados ipês.
De acordo com a
superintendente do Shopping Campo Grande, Vanessa Miller, a iniciativa reforça
o compromisso ambiental, executado ao longo de todo o ano em diversas ações
voltadas à conscientização e boas práticas. “O cuidado ambiental está inserido
em nossa rotina. O Shopping já recicla 90% dos resíduos produzidos. Os da praça
de alimentação são encaminhados para a compostagem e se tornam adubo orgânico e
o lixo comum, como papel, plástico e metal, entre outros, também são destinados
à reciclagem, para assim, fazermos nossa parte para proteger o meio ambiente”,
ressalta Vanessa.
A distribuição inicia às 10
horas, em frente à Praça de Alimentação (próximo ao Café do Ponto) e segue
enquanto houver unidades de sementes e adubo disponíveis.
Compromisso
ALLOS - Somente em 2024, os shoppings da companhia fizeram a
destinação de mais de 3 milhões de toneladas de papel e papelão para
reciclagem, evitando o corte de aproximadamente 56 mil árvores. O resultado
expressivo evidencia o impacto positivo das iniciativas de economia circular
implementadas pela empresa e reforça que cada ação faz diferença na preservação
do meio ambiente.
A iniciativa se conecta
diretamente às metas de sustentabilidade da ALLOS, que incluem alcançar 100% de
uso de energia renovável até 2030 e atingir a neutralidade de carbono até 2040
— compromisso já antecipado para 2025 nos quatro shoppings da companhia
localizados na Bacia Amazônica. Essas metas fazem parte da estratégia da
empresa de transformar seus shoppings em verdadeiros Espaços que transformam e
promovem práticas sustentáveis para as comunidades do entorno.