Programação

Arte Negus apresenta espetáculo sobre folclore brasileiro para crianças amanhã

22/02/2020
Compartilhe:
|

A Cia Arte Negus apresentará no domingo, 23, às 15h, no Bosque dos Ipês, com entrada gratuita o espetáculo de contação de histórias “Esses viajantes e suas historietas” baseado em lendas folclóricas brasileiras. 

  

A Cia Arte Negus é uma companhia que vive de contar causos seja através da linguagem do Palhaço, Teatro ou História em Quadrinhos. Histórias é a força pulsante nas motivações do grupo. A partir disso foi natural a elaboração do projeto Esses viajantes e suas Historietas, que trata de uma narrativa oral cênica realizada por duas personagens que viajam pelo mundo trazendo em suas as mais diversas histórias que encontraram. Elaborar esses sujeitos andarilhos foi uma maneira de abrir uma brecha para que contos de diferentes lugares pudessem ser narrados, pois como viajam o mundo, conhecem as lendas de todo local. 

  

O tema escolhido para o espetáculo são as lendas folclóricas do Brasil, que se moldaram durante muitos anos pela oralidade da sociedade e foram fixadas em textos como os de Câmara Cascudo, Silvio Romero ou Monteiro Lobato. A cada contação são apresentadas histórias de lugares diferentes, como o causo da "Dança dos Ossos", a história do "Macaco e da Velha", a fábula do "Touro e o Homem", sempre mostrando ao menos dois a três contos populares de regiões distintas (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). Além de histórias, são propostas brincadeiras e músicas da cultura popular das várias regiões do Brasil, tais como "Minha Boneca de Lata", "Meleca", "A velha a Fiar" e "Coveiro Raimundo". As histórias não se restringem a acontecimentos de apenas uma região, é uma maneira de entender os preceitos que constroem o imaginário de cada pedaço do país. 

Peça sua Música
Obrigado por participar! =)
Tag3 - Desenvolvimento Digital