A primeira sexta-feira de
agosto é uma data especial para os amantes e produtores de cerveja. A data
marca o Dia Internacional da Cerveja, comemorado em mais de 80 países,
incluindo o Brasil.
Criada em 2007, nos Estados
Unidos, por quatro amigos amantes da bebida alcoólica, a comemoração tem como
objetivo celebrar os produtores, consumidores e garçons, os principais
protagonistas na experiência de saborear uma boa cerveja gelada. Além do prazer
e da socialização que a bebida proporciona, a cerveja desempenha um papel
crucial na economia.
Segundo dados da Fundação
Getúlio Vargas (FGV), para cada emprego gerado em uma cervejaria, outros 34
postos de trabalho são criados ao longo da cadeia produtiva. No Brasil,
conforme informações do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv),
estima-se que a indústria cervejeira seja responsável por mais de 2 milhões de
empregos. E esse número tende a aumentar, já que a indústria cervejeira cresceu
6,8% em 2023, segundo o Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura e
Pecuária (Mapa).
Sem glúten e sem álcool
As vendas de cervejas sem
álcool ou com baixo teor alcoólico devem ultrapassar o volume de 480 milhões de
litros no Brasil em 2023, representando um crescimento de 24% em relação ao ano
passado, segundo dados da Euromonitor Internacional. Este aumento significativo
reflete a crescente relevância da categoria no mercado cervejeiro, tanto no
Brasil quanto no mundo. A pandemia de covid-19 impulsionou essa tendência, com
o consumo de cervejas zero álcool triplicando nos últimos quatro anos. A
expectativa é que, até 2027, o volume anual de consumo chegue a 1 bilhão de
litros, impulsionado por jovens com menos de 30 anos que buscam um estilo de
vida mais saudável.
Paralelamente, a demanda por
cervejas sem glúten também tem crescido consideravelmente no Brasil. Esse
aumento é impulsionado por consumidores diagnosticados com doença celíaca e por
aqueles que buscam alternativas mais saudáveis ou possuem sensibilidade ao
glúten. Cervejarias têm respondido a essa demanda investindo na produção de
cervejas sem glúten, atendendo a um nicho de mercado em expansão. A empresa de
análise de mercado Fior Markets projeta que o mercado global de cerveja sem
glúten atinja 18,7 bilhões de dólares até 2025, com uma taxa de crescimento
anual de 16,3%.
A crescente popularidade de
cervejas especiais, sem álcool e sem glúten, reflete mudanças nas preferências
dos consumidores que priorizam saúde e bem-estar. Gigantes do setor, como AB InBev e
Coors, têm investido significativamente nesse segmento, reconhecendo o
potencial e a demanda crescente por essas alternativas.
Uma ampla variedade de
cervejas pode ser encontrada no Fort Atacadista e nos Supermercados Comper,
desde as tradicionais até as artesanais e opções importadas. Ao todo, são 22
lojas no estado. A lista de endereços das lojas Fort Atacadista você encontra
em: www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas. A lista com os endereços dos
Supermercados Comper está em: https://www.comper.com.br/institucional/nossas-lojas.